Manhouce fica, entre Aveiro e Viseu, no maciço da Gralheira, em São Pedro do Sul.
Ainda são terras de São Pedro do Sul, mas quase Arouca, a dois passos de Vale de Cambra, sempre por caminhos de Serra.
Centro de um polígono de Santos Populares célebres: São Macário, Santa Mafalda, Senhora da Saúde e até o Senhor da Pedra, lá tão longe à beira-mar.
Manhouce era atravessado por uma via romana que, saindo do Porto, passava por ali, rumo a Viseu. Sensivelmente a meio caminho entre as duas cidades, esta aldeia, onde existiu uma albergaria fundada por D. Mafalda, mulher de D. Afonso Henriques, era local obrigatório de pernoita de recoveiros e almocreves que por lá passavam e estabeleciam o intercâmbio sociocultural entre as gentes do litoral e do interior. Por isso a sua etnografia tem muitas influências do Douro e da Beira Litoral.
Principais atividades económicas:
Agricultura e pastorícia, pecuária, avicultura, extração e transformação de pedra, extração e transformação de madeira e construção civil.
Artesanato:
Tecelagem; Cestaria; Tanoaria; Jugos; Molhelhas; Mangual; Arado; Cortiço.
Locais de lazer:
Casa Florestal da Alagoa; Parque de lazer na Alagoa; Parque de lazer na ponte de Manhouce; Parque de lazer da Barreira; Parque do Campo de Anta; Casa de Caçadores de Vilarinho.
Espaços lúdicos:
Campo de futebol nas Lombas; Campo de tiro nas Lombas.
Turismo de habitação:
Casa da Benta, empreendimento a partir de casas rústicas restauradas.
Turismo rural:
Quinta das Uchas, empreendimento de agroturismo, realizado a partir do restauro de casas rústicas e zona envolvente.
www.quinta-das-uchas.com
Atividades ao ar livre:
NÓMADAS, sediada na Quinta das Uchas – Manhouce. Um mundo de emoções para descobrir, desde um percurso pedestre até à escalada ou canyoning. Descubra este paraíso. (www.nomadas.pt)