As aldeias de Manhouce e do Fujaco no concelho de São Pedro do Sul foram oficialmente classificadas como Aldeias de Portugal, anunciou a autarquia local.
A atribuição foi dada pela ATA – Associação de Turismo de Aldeia “após um trabalho continuado por parte do Município de S. Pedro do Sul e da ADRIMAG (Associação de Desenvolvimento Rural Integrado das Serras do Montemuro, Arada e Gralheira), em conjunto com as respetivas juntas de freguesia, demais estruturas locais e comunidade”.
“Pertencer a esta rede prestigiada de âmbito nacional, significa incentivar à preservação do sentido de comunidade e à abertura de um turismo consciente, que valorize as dinâmicas locais e a identidade das comunidades destas aldeias”, acrescenta a nota do município de São Pedro do Sul.
O distrito de Viseu junta assim mais duas aldeias à sua vasta lista de localidades também classificadas como Aldeias de Portugal. Em agosto, Várzea de Calde (Viseu) entrou na rede que já tinha um total de 22 aldeias da região. O concelho de São Pedro do Sul já fazia parte da lista com as aldeias de Covas do Monte e Pena.
A marca “Aldeias de Portugal” é uma rede nacional de aldeias turísticas situadas em espaço rural com relevante atividade no sector primário, que mantêm uma vida quotidiana pautada pela presença de pessoas e atividades económicas permanentes na aldeia e área envolvente. São 17 os concelhos do distrito com lugares classificados com esse selo.
Manhouce e Fujaco juntam-se a Várzea de Calde (Viseu), Pendilhe (Vila Nova de Paiva), Fataunços (Vouzela), Barcos (Tabuaço), Boassas (Cinfães), Caldas da Felgueira (Nelas), Campo Benfeito (Castro Daire), Castelo (Sátão), Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão), Covas do Monte (São Pedro do Sul), Esmolfe (Penalva do Castelo), Granja do Tedo (Tabuaço), Jueus (Tondela), Lapa (Sernancelhe), Marmeleira (Mortágua), Mezio (Castro Daire), Oliveira do Conde (Carregal do Sal), Pena (São Pedro do Sul), Quintela de Azurara (Mangualde), São Xisto (São João da Pesqueira), Souto (Penedono) e Vale de Papas (Cinfães).